Friday, April 07, 2006

SEMINÁRIO "RISCOS E DEFESA NACIONAL"

Nos dias 30, 31 de Março e 1 de Abril (2006), decorreu na Reitoria da Universidade do Porto uma interessante conferência sobre Riscos e Defesa Nacional organizada pelo "Instituto de Defesa Nacional" com o apoio do Curso Integrado de Estudos pós-Graduados em Gestão de Riscos Naturais da Universidade do Porto.
Foram abordados diferentes temas, desde incêndios florestais, riscos geomorfológicos, terrorismo, protecção civil e planeamento de emergência, entre muitos outros.
Estiveram presentes inúmeros especialistas nacionais e internacionais, entre os quais destaco o Professor David Alexander, um dos especialistas mundiais em Protecção Civil e Planeamento de Emergência.

Professor David Alexander

O Professor David Alexander é Professor "Ordinario" de Gestão de desastres na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade de Florença, Professor "Ordinário" de Gestão de Desastres e Director da "Sezione omonima" da Universidade de Conventry (UK) e faz ainda parte do Centro Interdepartamental para o Estudo das Condições do Risco e Desenvolvimento de actividades de Protecção Civil. É também membro do Conselho de Ministros Italiano e docente e investigador de cursos profissionais e académicos relacionados com a Gestão de Emergências. Foi professor em ínumeras universidades no Reino Unido, E.U.A (onde viveu durante muitos anos), Itália, entre outros.

É também autor de centenas de artigos publicados nas mais conceituadas revistas internacionais no campo da Gestão e estudo de emergências e Catástrofes. Tem também publicado alguns livros, entre os quais destaco "Principles of Emergency Planning and Management", que apesar de não se encontrar traduzido, não deixa de ser um dos melhores, se não mesmo o melhor livro, sobre Planeamento de Emergência.
Foi igualmente fundador e um dos editores de algumas revistas científicas da especialidade!